sexta-feira, 23 de outubro de 2009

IMAM ALÉM DOS MUROS


O acelerado crescimento do conhecimento tornou impraticável o ensino tradicional baseado, exclusivamente, na transmissão oral de informação. Portanto, o estágio ganha fundamental importância, pois sabe-se que pedagogicamente o aprendizado é maior por meio das experiências. Há maior absorção do conhecimento ao que se aprende na prática, do que ao que se aprende somente a ler e ouvir. Esse é o principal motivo da importância da experiência profissional no aprendizado do aluno, e como consequência disso, os alunos com experiências de estágio no currículo, adquirem vantagem na hora de pleitear uma vaga no mercado de trabalho.
É com esta consciência que o IMAM está sempre a buscar parcerias com fazendas e projectos da região a fim de ofertar aos seus alunos essa valiosa ferramenta de aprendizado.
Desde Dezembro de 2008 o IMAM tem formado parcerias nesse sentido, inicialmente com a Fazenda Pungo Andongo no intuito de gerar oportunidades de estágio ao quadro estudantil, onde quatro alunos já tiveram a oportunidade de vivênciar o dia a dia profissional de sua área de estudos internado na própria fazenda por 3 meses. Além da parceria com a Pundo Andongo, o IMAM ainda possui convénio com o Projecto Estrada em Capanda, da Odebrecht, onde os alunos do IMAM estão a montar a horta que irá fornecer alimentos ao vosso refeitório. Por lá já estagiaram 8 alunos até a presente data, com previsão de outros tantos até que se conclua o trabalho. A garantir dessa forma, oportunidades para que grande número de estudantes tenha a experiência de trabalhar em uma empresa renomada. Há também o contacto com a Fazenda Biocom para viabilizar mais uma nova parceria, a qual a fazenda já demonstrou interesse e que deve ser firmado logo em breve. É com atitudes como essa que o Instituto Médio Agrário de Malanje demonstra preocupação na formação de seus alunos.

Por: Engº Agrº José Arthur Matos Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário