quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A IMPLANTAÇÃO DA FAZENDA DO IMAM


Dado que o objecto social deste instituto é o ensino médio técnico profissional, mais precisamente nas áreas de agricultura, construção civil, electricidade e carpintaria, faz-se necessário a existência de um local como é o caso da exploração agropecuária a onde os estudantes possam enquadrar os conhecimentos teóricos adquiridos, a realidade prática, acompanhando as culturas ai instaladas, bem como participar na edificação de infra-estruturas de apoio a exploração agropecuaria.
A exploração encontra-se localizada no sector do Quessua, junto ao Instituto Médio Agrário de Malanje, com uma área de aproximadamente 13 ha, a onde serão instaladas diversas culturais, com principal destaque para fruteiras como: citrinos, ananás, banana, maracujá; hortícolas como: tomate, cebola, cenoura, beringela, algumas crucurbitaceas; ainda algumas gramíneas e leguminosas. Os objectivos da exploração são: Produzir alimentos para melhorar a segurança alimentar e nutricional dos estudantes internados;Obtenção de algumas receitas, para ajudar na sustentabilidade económica do Instituto Médio Agrário de Malanje; Transferir novas técnicas de produção agropecuária, para as aldeias circunvizinhas; Permitir aos estudantes enquadrar os conhecimentos teóricos, a realidade pratica.
Actividades a serem desenvolvidas
Neste momento diversos trabalhos estão a ser realizados na exploração desde a mecanização, isto é, a preparação dos campos; a instalação de culturas como é o caso do ananás, algumas hortícolas como: tomate, cebola, couve e repolho, beringela, pimento e cenoura. Vale referenciar que essas culturas estão sendo instaladas numa área de aproximadamente de 4 ha, devido a deficiência do sistema rega.
Vale igualmente ressaltar que estes trabalhos estão a ser desenvolvidos e realizados por estudantes, das várias classes do curso médio de produção vegetal e básico de mecanização agrícola, sob orientação e acompanhamento dos professores da disciplina de trabalho de campo e oficina e alguns trabalhadores afectos a exploração.
Ainda no campo estão estabelecidos alguns ensaios de culturas como o tomate e o feijão, trabalhos estes desenvolvidos por estudantes da 12ª classe (finalistas) do curso médio de produção vegetal no âmbito das provas de aptidão profissional (PAP).


Por: Engº Agrº Gabriel Simoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário